Grupos de Trabalho

Grupo de Trabalho em Foucault
Periodicidade: quinzenal. 5ª feira às 09:00 horas.
Representante: Heitor Lobo de Mendonça.
Contato: heitorl.mendonca@acessa.com

O objetivo deste Grupo de Trabalho é articular os saberes desenvolvidos pelo filósofo francês Michel Foucault e a psicanálise. É muito comum se referir ao pensamento de Foucault como sendo radicalmente crítico para com a psicanálise, o que não deixa de ser verdade. Ao afirmar que o discurso psicanalítico seria uma extensão dos saberes psiquiátricos que se constituíram a partir do renascimento e, que teriam por objetivo, a constituição de poderes que visariam o controle das subjetividades, ou como nos diz Foucault, uma continuação do tratamento moral das diferenças e anormalidades, Foucault abre um campo extremamente interessante para que possamos repensar a psicanálise na contemporaneidade e, a partir disto, evitarmos a tentação das verdades absolutas, da arrogância curativa e dos fundamentalismos que infelizmente ainda são uma tônica comum em alguns setores do pensamento e das instituições psicanalíticas.

Grupo de Trabalho em Psicopatologia
Periodicidade: 1ª Sexta-feira de cada mês, das 09:30 às 11:00 horas. No caso de feriado passa automaticamente para a seguinte.
Representante: Heitor Lobo de Mendonça.
Contato:heitorl.mendonca@acessa.com

O objetivo é a partir do atual organicismo da psiquiatria, a serviço do biopoder e da indústria dos psicofármacos e que está muito bem representado no DSM V, discutir a psicopatologia na atualidade. Assim, tendo como teorias centrais a psicopatologia psicanalítica, a biopolítica foucaultiana e a retomada da subjetividade como fator determinante na produção das doenças mentais, tal percurso visa a produzir um discurso que possa se contrapor a este novo higienismo, medicalização e psicopatologização dos sujeitos na contemporaneidade.

Grupo de Trabalho em Cinema, História e Psicanálise
Periodicidade: mensal. Terceira 6ª feira do mês. No caso de feriado ou emenda de feriado passa automaticamente para a seguinte.
09:00 horas às 11:00 horas.
Representante: Elaine Aparecida Laier Barroso
Contato: laierplus@yahoo.com.br

A proposta deste Grupo de Trabalho é a de contemplar a Sétima Arte pelo viés da História e da Psicanálise. Espera-se pela contribuição dos demais integrantes do GT para que este instrumental seja abrangido e analisado em perspectiva coletiva, promovendo ricos debates e, a posteriori, produção acadêmico-científica. Também serão articuladas outras epistemes como a Semiótica, a Filmologia, a Filosofia, as quais serão nobres coadjuvantes neste processo.
Filme de abertura do GT: “De olhos bem Fechados”, do Diretor Stanley Kubrick, em homenagem ao Professor e Membro do EBEPJF, Dr. Gilberto Barbosa Salgado (in memorian).